Gestão de PMO – Project Management Office

Descrição

Para a Reloading a prestação e serviços de PMO é interpretada como o estabelecimento e desenvolvimento da entidade/departamento que centraliza a gestão de projetos e que pode ter um de três papéis, são eles, de suporte, de controlo ou de direção.

PMO de Suporte

Em termos latos é responsável por estabelecer políticas, metodologias e modelos de suporte à gestão de projetos na organização.

PMO de Controlo

Tipicamente fornece suporte e adiciona a orientação à organização tendo como principal foco a condução e a operacionalização da gestão de projetos. Adicionalmente, tem a seu cargo a promoção e a efetivação de formação específica dentro da organização ajudando, através desta componente, à adoção de ferramentas específicas de gestão de projetos.

PMO de Direção

Além de contemplar todas as funções já descritas nos vetores anteriores fornece aos gestores de projeto a responsabilidade pelos resultados dos projetos da organização, catapultando desta forma a avaliação e reporte regulares de acordo com as linhas orientadoras, visão estratégicas e linhas de atuação estabelecidas.

Abordagem

Fase I: Assessment:

Os tópicos seguintes serão analisados num primeiro período de contacto:

  • Modelo organizacional e stakeholders relacionados com o PMO;
  • Canais de Comunicação;
  • Responsabilidades da equipa de gestão;
  • Definição de indicadores de performance.

Fase II: Implementação do PMO:

Desenvolvimento das ações definidas no roadmap acordado e definido:

  • Identificação dos stakeholders adequados a envolver na gestão de decisões;
  • Canais de comunicação adequados e diferenciação dos níveis de reporte;
  • Métodos de trabalho para gestão dos resultados da procura (Sales) e de oferta (Delivery).

Fase III: Boas práticas para coordenação/resolução:

Apresentação de resultados e ações futuras:

  • Eficiência da gestão do PMO sem impactos financeiros;
  • Aumento da maturidade para responder às necessidades do mercado;
  • Condições para gerir programas e portfólio;
  • Informação de gestão de projetos em curso e projetos futuros;
  • Motivação da equipa com as responsabilidades do PMO;
  • Novas oportunidades de carreira para a gestão de recursos humanos.
como podemos ajudar?

Preencha o formulário ou entre em contacto através do número 217 260 587. Teremos todo o prazer em ajudá-lo.

É de facto entusiasmante poder contar com uma equipa que consegue a todo o momento ter presente as necessidades e compromissos dos nossos Clientes com vista a entregar com uma qualidade admirável.

Hugo Fernandes
Head of Delivery & Operations, Reloading

Surpreso como o profissionalismo da equipa de formadores seja capaz de dinamizar as nossas formações.
Os comentários recebidos são surpreendentes. “Adorei”, “Muito útil”, “Vou continuar”, “Quando é a próxima?”.

Ricardo Cabrita
Founder & CEO, Reloading

O Sucesso da execução parte da sua formação, e com motivação e orgulho estou na Reloading onde se aposta fortemente nesta componente. Estamos preparados para as necessidades do mercado.

Nuno Guerreiro
Executive Director, Reloading

As nossas referências

Equipa

Trabalhamos em conjunto para garantir os melhores resultados para o cliente

Certificações

Consideramos ser uma referência para os serviços prestados e garantimos da qualidade da entrega

Metodologia

Orientamos a qualidade de entrega dos nossos serviços mediante a utilização de boas práticas

Satisfação

Trabalhamos com pessoas e somos naturalmente otimistas e resilientes”

KPI

Acordamos indicadores de sucesso que nos ajudam a alcançar os nossos objectivos

Orgulho

Reconhecemos os resultados obtidos mediante os serviços e metodologias que disponibilizamos

Razões porque nos escolhem

Compromisso

Temos a capacidade de envolver os nossos stakeholders para fazerem parte dos compromissos que juntos definimos.

Saber Mais

Adaptação

Atuando ao nível do “Middle management”, que fortemente contribui para os sucessos das empresas, os nossos profissionais são orientados e preparados para balancear tanto a sua capacidade de adaptação às diferentes realidades das empresas como à capacidade em desafiar o status quo através de “Reloading your Knowledge/Goal”.

Saber Mais

Equipas especializadas

Os profissionais que atuam nos diversos serviços são especializados com certificações comprovadas de referência e orientados por equipas internas que contribuem ativamente para o alcance do sucesso pretendido.

Saber Mais

Compromisso

A forma como atuamos não é unicamente resultante da aplicação de uma metodologia de referência, mas sim um conjunto de técnicas de gestão. Esta abordagem leva a um adequado nível de compromisso dos stakeholders dos projetos, dos serviços e das iniciativas, permitindo um mais rápido alcance dos objetivos traçados. Além de atuarmos mais rápido na capacidade de compromisso por parte dos stakeholders, implementamos um adequado método de governance que mantém o nível de compromisso exigível. 

Outros benefícios alcançados com o compromisso estão relacionados com a redução de desalinhamentos entre stakeholders que levam a um caminho menos sinuoso e a uma maior duração das soluções adotadas.

Evolução do compromisso dos nossos Stakeholders

  • Outros concorrentes
  • Reloading

Adaptação

A rápida análise efetuada ao ambiente empresarial leva-nos a aplicar o nosso slogan “Reloading your knowledge/goal” que permite desafiar, quando aplicável, o status quo das empresas. Os resultados demonstram reações, adaptações, questões, propostas e contrapropostas de diferentes stakeholders, potenciando assim um racional analítico sobre as metodologias, técnicas e abordagens que estão a ser aplicadas na organização do ponto de vista de middle management.

A curva descente inicialmente verificada é fruto do desafio criado na organização e que permite encontrar, alinhar e definir rumos organizacionais para patamares de adaptação mais elevados. Esta abordagem encontra-se alinhada com a realidade profissional do dia-a-dia pela sua rápida mutação nos serviços, soluções, produtos e competências. Em toda esta gestão da mudança é fundamental criar os mecanismos estruturais que potenciem esta adequação e quanto mais ágil e rápida a empresa for, mais rapidamente se posicionará no mercado para atingir os seus objetivos.

Evolução da adaptação dos profissionais que trabalham connosco

  • Outros concorrentes
  • Reloading

Equipas especializadas

A liderança da nossa organização encontra-se sempre em constante desafio com vista à melhoria contínua dos nossos Clientes. Quer seja nos métodos quer seja nas técnicas aplicadas, e fruto dessa constante estimulação, conseguimos assegurar a especialização que funcionará como fator diferenciador no mercado em que os nossos Clientes se inserem. Esta orientação interna da Reloading é fruto da aplicação do nosso lema “Reloading your Knowledge/Goal” que nos coloca no patamar da especialização de referência. Optamos por atuar ao nível de middle-management (Project/Program/Portfolio Management, Business Analysis) para contribuir com as “peças” fundamentais no seio das empresas, assumindo a responsabilidade por interligar a estratégia das mesmas às suas aptidões operacionais.

Fruto da especialização e suporte interno dos nossos profissionais conseguimos dinamizar o envolvimento dos elementos que se encontram a operar um serviço num Cliente com as equipas internas especializadas. Desta forma, verificam-se recorrentes patamares de melhoria dos nossos serviços não considerando um patamar de satisfação mediano como um objetivo a alcançar.

Evolução das nossas equipas para uma especialização

  • Outros concorrentes
  • Reloading

Nós ligamos para si