PM Fundamentals PMI®

Esta ação de formação em Gestão de Projetos, orientada à normalização do Project Management Institute (PMI[1])® cobre os diferentes métodos e técnicas adequados para uma boa Gestão de Projetos através de referências a boas práticas.

Esta formação é adequada para todos os que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos em Gestão de Projectos. Contempla as boas práticas tanto ao nível da Gestão de Projetos como da gestão empresarial. As sessões têm como base a metodologia descrita no “A Guide to the Project Management Body Of Knowledge, (The PMBoK[2]® Guide) – Sixth Edition, Project Management Institute, Inc., 2017.” e são utilizados diversos casos práticos apresentados pelo formador, resultantes da sua experiência profissional em Gestão de Projectos e empresas, potenciando as aptidões dos participantes e garantindo a melhor passagem de conhecimento.

[1] PMI is a registered mark of the Project Management Institute, Inc.

[2] PMBoK is a registered mark of the Project Management Institute, Inc.

“A minha participação na formação de gestão de projetos ministrada pela Reloading teve a capacidade de me familiarizar com os conceitos chave que ajudam a compreender de uma forma mais intuitiva o meu trabalho do dia-a-dia”

Luís Rosa, Formando

Constituição da Formação

  • Teórico
  • Prático
  • Exercicíos
  • Role Plays
  • Convidados

Objetivos

Pretende-se dotar os profissionais, envolvidos em projetos e/ou organizações funcionais, de conhecimentos e boas práticas na Gestão de Projetos. Como resultado desejado, pretende-se que os formandos consigam:

  • Adquirir as competências adequadas para iniciar, planear, executar, monitorizar e concluir um projeto;
  • Identificar a importância dos stakeholders e quais as melhores técnicas para os envolver nos projetos;
  • Definir e monitorizar as melhores métricas de controlo de custo, tempo e âmbito dos projetos;
  • Adquirir conhecimentos em relação aos tipos de contratos de fornecedores;
  • Gerir adequadamente os riscos de um projeto e garantir que os problemas são devidamente resolvidos;
  • Definir as melhores abordagens na gestão da qualidade dos seus projetos.

Para atingir os objetivos descritos, será efetuada uma avaliação quantitativa através da realização de exercícios práticos (use cases) relacionados com as diferentes áreas de conhecimento (Ex: Gestão de Custos, Tempo, Âmbito, etc…).

Serão realizados diversos exercícios práticos apresentando diferentes técnicas/ferramentas utilizadas pela Gestão de Projetos (Ex: Delphi, Decomposition, WBS, etc…).

Esta formação tem o objetivo primordial de fortalecer qualquer formando enquanto participante em projetos dentro da sua organização. Os formadores Reloading têm muitos anos de experiência e como tal potenciam o fortalecimento dos formandos para o seu dia-a-dia profissional através de diferentes simulações e exercícios práticos. Esta formação é a etapa inicial da jornada com vista à constituição e estabelecimento dos pilares e fundações de base à construção e evolução dos conhecimentos na área de gestão de projetos.

Informação Complementar

(Cap. 4) Project Integration Management;

(Cap. 5) Project Scope Management;

(Cap. 6) Project Time Management;

(Cap. 7) Project Cost Management;

(Cap. 8) Project Quality Management;

(Cap. 9) Project Human Resource Management;

(Cap. 10) Project Communications Management;

(Cap. 11) Project Risk Management;

(Cap. 12) Project Procurement Management;

(Cap. 13) Project Stakeholders Management.

Sessão de formação Conteúdos Tempo
1ª Sessão

Introdução

Ciclo de Vida

Organizações

Enquadramentos relacionados com a Gestão de Projetos;

Principais fases de um projeto efetuando analogias às diferentes realidades de conceito de projeto (investigação, construção civil, tecnologias de informação, processuais/organizacionais, distribuição, etc.);

•Introdução às 10 áreas de conhecimento de Gestão de Projetos permitindo uma visão global de todas as áreas que são geridas por um gestor de projeto. Análise do paradigma de empresas com as diferentes responsabilidades de um gestor de projeto;

Ciclo de vida dos projetos, apresentação da importância das mesmas na realização de um projeto e envolvimento de stakeholders (partes envolvidas) ao longo de todo o projeto;

Organizações de empresas e de projetos permitindo identificar o adequado alinhamento entre si de forma a atingir o sucesso dos projetos e das empresas relacionadas.

3,5h
2ª Sessão

Integração

Processos de Gestão de Projeto

 

A visão de todos os grupos de processos (fases) desde o início ao fecho dos projetos (a aplicabilidade da metodologia de referência como uma boa prática de gestão):

Grupos de Processos (Iniciação, Planeamento, Execução, Monitorização/Controlo e Fecho);

Alinhamento dos processos com as realidades profissionais de cada formando.

Os principais entregáveis (documentos de gestão) dos grupos de processos (Project Charter, Project Management Plan, Risk Register, Status Report, etc.);

Técnicas de gestão, execução e monitorização dos projetos permitindo o sucesso na entrega dos projetos;

Coordenação dos pedidos de alteração garantindo que são protegidas as bases de gestão tanto do ponto de vista temporal e financeiro como contratual, recursos e outros aspetos relacionados/relevantes.

3,5h
3ª Sessão

Gestão do Âmbito

Gestão de Tempo

Gestão do Âmbito:

Definição e conceitos relacionados com âmbito e boas práticas na utilização de pressupostos, constrangimentos e out-of-scope (fora de âmbito);

Técnicas adequadas para a definição e gestão do âmbito permitindo um alinhamento com outras componentes com forte relação (tempo, custo, riscos, etc…);

Métodos de elaboração na gestão de requisitos de forma a garantir a responsabilização e documentação adequada na entrega do projeto;

Boas práticas na garantia da execução de requisitos e apresentação de ferramentas de suporte à estruturação dos mesmos (ex.: matrizes de rastreabilidade);

Definição da WBS – Work Breakdown Structure e a sua aplicabilidade nas diferentes áreas de conhecimento (gestão do âmbito, comunicação, etc.);

Utilização da WBS para gerir o âmbito dos projetos tal como a sua aplicabilidade para com todos os stakeholders;

Definição e gestão do âmbito com utilização de indicadores de performance.

Gestão de Tempo:

Conceitos base relacionados com a gestão temporal de projetos;

Métodos adequados para planear um projeto permitindo uma eficiente definição de atividades;

Utilização de ferramentas e técnicas para criação das dependências das atividades;

Utilização das bases de gestão de tempo para identificação das tarefas críticas dos projetos (caminho crítico);

Definição e utilização de indicadores que permitam uma adequada gestão do tempo correlacionando com as outras áreas de conhecimento, tais como custo, âmbito, risco, comunicação;

Elaboração do plano de projeto e atualização recorrente do mesmo ao longo do ciclo de vida do projeto. A importância de garantir um envolvimento das equipas na atualização dos planos.

3,5h
4ª Sessão

Gestão do Custo

Gestão da Qualidade

Gestão dos Recursos Humanos

Gestão de Custo

Conceitos base das componentes financeiras associadas a projetos;

Técnicas de referência para uma adequada obtenção de estimativa de custos;

Agregação e determinação do orçamento do projeto contemplando todas as rúbricas financeiras associadas a projetos (ROI, TIR, Payback, etc.);

Ferramentas e métodos adequados para um controlo e monitorização de custos eficiente;

Definição e utilização de indicadores financeiros para eficientemente monitorizar os custos de um projeto;

Introdução e utilização da técnica de Earned Value Management.

Gestão da Qualidade:

Técnicas, metodologias e normas para planear a gestão da qualidade dos projetos;

Definição dos requisitos de qualidade;

Identificação dos indicadores de performance que permitem garantir a qualidade do projeto (Qualidade do projeto versus qualidade do produto/solução);

Utilização de metodologias de referências para garantir a devida gestão da qualidade;

Técnicas para o controlo e monitorização da qualidade com o envolvimento dos stakeholders.

Gestão dos Recursos Humanos:

Planeamento das necessidades dos recursos dos projetos tais como o desenvolvimento dos mesmos no percurso do projeto;

Identificação das necessidades de formação dos recursos humanos envolvidos no projeto;

Contratação/Aquisição dos recursos com os devidos tipos de colaboração para garantir a melhor produtividade do projeto;

Desenvolvimento e gestão das equipas através de métricas de avaliação e obtenção de ganhos partilhados na entrega do projeto.

3,5h
5ª Sessão

Gestão da Comunicação

Gestão do Risco

Gestão da Comunicação:

Definição das regras da comunicação para os diferentes tipos de projeto;

Identificação das necessidades de comunicação dos stakeholders;

Distribuição da informação de acordo com o desenvolvimento do projeto;

Identificação dos diferentes tipos de comunicação e aplicabilidade dos mesmos para as diferentes fases do projeto;

Utilização de técnicas adequadas para o envolvimento de todos os elementos do projeto (Ex: Matriz das responsabilidades).

Gestão de Risco:

Definição da estratégia para a gestão de risco;

Identificação dos métodos e stakeholders a serem utilizados no ciclo de vida da gestão dos riscos do projeto;

Identificação dos riscos através de técnicas adequadas aos projetos;

Análise qualitativa e quantitativa dos riscos para identificação das estratégias adequadas à gestão dos riscos;

Planeamento das ações de resposta aos riscos com o envolvimento dos stakeholders tais como as adequadas respostas para ações preventivas na sua gestão;

Monitorização dos riscos para garantir que as ações de resposta são eficazes e que se tornam eficientes temporalmente e financeiramente.

3,5h
6ª Sessão

Gestão de Compras

Gestão de Stakeholders

Gestão de Compras:

Definição de critérios para as aquisições com o alinhamento estratégico das empresas e dos projetos;

Planeamento das aquisições dos projetos com uma abordagem benéfica para as partes envolvidas (identificação dos adequados tipos de contratos como das cláusulas adequadas na gestão dos riscos operacionais/estratégicos associados);

Seleção de fornecedores com as abordagens adequadas para as necessidades do projeto e alinhamento com programas e/ou portfólios;

Gestão de contratos permitindo responder às necessidades do projeto como em garantir o devido envolvimento das partes contratadas (Ex: Fixed prices, times and material, cost reiumbersable, etc.);

Fecho de contratos para garantir que os objetivos e compromissos estabelecidos são devidamente assegurados no âmbito dos projetos.

Gestão de Stakeholders:

A importância na adequada identificação de Stakeholders;

Técnicas eficientes para determinação dos diferentes tipos de stakeholders;

Posicionamento dos stakeholders numa matriz que permita efetuar uma adequada gestão de stakeholders;

Planeamento das ações de acompanhamento dos Stakeholders nas diferentes fases de um projeto;

A obtenção de compromissos e o envolvimento dos stakeholders em cumprir com as suas responsabilidades;

O alinhamento da gestão de stakeholders com as matrizes de responsabilidades e gráficos de análise de poder e interesse.

3,5h

Ver várias opções no calendário.

O formando irá ter as 21 horas de contacto de formação.

6 sessões de 3,5h;

O curso realizar-se-á nas instalações da Reloading ou do Cliente.

Eagle Price PVP 500€ (C/ IVA) Compra com >= 3 meses de antecedência

Birdie Price PVP 580€ (C/ IVA) Compra com >= 1 mês de antecedência

Par Price PVP 680€ (C/ IVA) Compra sem antecedência

Reserva no acto da inscrição = 20% do valor do curso

Modalidade da Formação

  • Formação presencial de carácter expositivo que contempla sessões teórico-práticas orientadas à metodologia de gestão de projetos do PMI®;
  • Utilização de conteúdos disponibilizados e necessários ao alcance dos objetivos;
  • Acesso a exemplos práticos para utilizar nas atividades profissionais;
  • Análise de casos reais onde se avalia a aplicação de métodos de Gestão de Projetos;
  • Realização de exercícios com templates e ferramentas de apoio à Gestão de Projetos;
  • Avaliação qualitativa da formação e emissão do respetivo certificado.

Evolução dos nossos formandos

  • Concorrentes
  • Reloading
como podemos ajudar?

Preencha o formulário ou entre em contacto através do número 217 260 587. Teremos todo o prazer em ajudá-lo.

É de facto entusiasmante poder contar com uma equipa que consegue a todo o momento ter presente as necessidades e compromissos dos nossos Clientes com vista a entregar com uma qualidade admirável.

Hugo Fernandes
Head of Delivery & Operations, Reloading

Surpreso como o profissionalismo da equipa de formadores seja capaz de dinamizar as nossas formações.
Os comentários recebidos são surpreendentes. “Adorei”, “Muito útil”, “Vou continuar”, “Quando é a próxima?”.

Ricardo Cabrita
Founder & CEO, Reloading

O Sucesso da execução parte da sua formação, e com motivação e orgulho estou na Reloading onde se aposta fortemente nesta componente. Estamos preparados para as necessidades do mercado.

Nuno Guerreiro
Executive Director, Reloading

Nós ligamos para si